quarta-feira, outubro 31, 2007

cidades com estátuas (VII)

(Berlim, 2007)

terça-feira, outubro 30, 2007

i beg your pardon?!

"Quando oportuno, estou ao seu dispor para nos reunirmos, a fim de falar sobre o conteúdo funcional da função a admitir (...). Creio que o âmbito desta função deve contemplar um plano das intervenções preventivas reactivas e proactivas a promoção de estruturas, processos, situações acontecimentos e programas que maximizem benefícios. Os resultados desse plano deve manter estáveis os benefícios tangíveis e visar que o suporte social mantenha viável o ajustamento pessoal, bem como as redes de suporte social. Caso tenha alguma informação já disponível, agradeço que me envie por e-mail."

sábado, outubro 27, 2007

visto do céu

Com textos de arquitectos, poetas, geógrafos e economistas, entre outros, "Portugal visto do Céu", permite uma viagem pelo país em 320 páginas e 436 imagens aéreas inéditas. Obra de "grande actualidade, interesse documental e significado cultural, onde, através de uma narrativa visual de todas as Regiões do Continente e as duas Regiões Autónomas, se ilustra o território nacional."
Coordenado e ilustrado por Filipe Jorge, o livro inclui textos de Álvaro Domingues, José Portela, Lívia Madureira, José António Bandeirinha, José Reis, Lúcio Cunha, Luís Jorge Bruno Soares, Manuela Raposo Magalhães, Luís Conceição, João Carlos Antunes, Aurora Carapinha, Alexandre Cancela Abreu, João Guerreiro, João Pedro Bernardes, Miguel Reimão Costa, Rui Carita, Fernando Pessoa, Isabel Soares de Albergaria e Nuno Portas.
Lançamento em Lisboa a 29 de Outubro, na Expo Lounge (edifício sede da Parque Expo), às 17.30h. Lançamento no Porto a 30 de Outubro, na Sala Navegador (hotel D. Henrique), às 18.00h.

sexta-feira, outubro 26, 2007

os outros de mim

quarta-feira, outubro 24, 2007

se numa tarde de outono um matemático

Galardoado com o prémio Nobel, dissesse estar convencido que "dois mais dois são cinco" (não sustentando essa afirmação nos termos próprios de uma tese científica), provavelmente não receberia as mesmas reacções com que foi brindado James Watson, quando afirmou estar convicto que os brancos são mais inteligentes que os negros. Nem lhe seria provavelmente levantada a mesma suspeição de credibilidade para assim se justificar a razoabilidade de decisões como a da sua suspensão do centro de investigação onde trabalha, ou o cancelamento súbito de uma conferência.
A diferença das reacções, num e noutro caso, parece residir de facto na "questão social", cultural e de valores com que a afirmação de James Watson tem de lidar (e que não se coloca no caso do matemático convicto de que dois mais dois são cinco). É essa diferença que suscita, aliás - e isso parece-me bastante óbvio e incontornável -, a legitimidade para classificar algumas reacções como defesa do "politicamente correcto".
Mas o problema da credibilidade de Watson, invocado por Pedro Sales (a que cheguei por arrastão), encerra a meu ver dois equívocos. O primeiro é que não faz muito sentido falar da falta de credibilidade de Watson nos mesmos termos em que se fala do ciclista a quem foi retirada a camisola amarela por estar dopado, ou do jornalista que ficcionou reportagens sem sair do seu gabinete. Se no caso de Watson não consigo descortinar onde está a fraude, nos exemplos do ciclista e do jornalista a dita é óbvia (sendo a partir dela, aliás, que faz sentido falar-se em perda de credibilidade).
O segundo equívoco é o de se recorrer ao termo credibilidade (apropriado em ciência) e aplicá-lo em domínios onde o mesmo deixa de fazer, pelo menos, tanto ou o mesmo sentido. Ora, se Watson não fez da sua afirmação uma asserção científica (o próprio viria aliás confirmar não haver bases científicas para o que disse), é legítimo pensar-se que as suas afirmações se inscrevem no domínio da fé, da sua experiência, do senso comum ou, apenas, da sua convicção pessoal. E, nesses termos, faz tanto sentido acusá-lo de falta de credibilidade como dizer a alguém que deixa de ser uma pessoa credível pelo facto de estar convicto da aparição da senhora de Fátima, ou por achar que o sol anda todos os dias à volta da terra, já que assim o vê nascer e desaparecer no horizonte.
É por isso que a "punição" científica de que James Watson foi alvo é não só bastante descabida como - em certa medida - perigosa, já que se coloca mais no domínio da liberdade de expressão (que confere a cada um o direito de dizer os disparates que entender) do que no domínio da credibilidade científica. E atribui, na reacção às suas afirmações, um tom de heresia que não deixa de ser preocupante.
É claro que Watson pode ser interpelado em termos académicos, como se lhe pode contrapor que a viabilidade científica de um estudo sobre as diferenças de inteligência entre brancos e negros é basicamente a mesma que tem uma tese que considere "os asiáticos mais bonitos que os europeus". Por isso, no lugar do director do centro de investigação de James Watson, e ainda que estando ele no seu pleno e directoral direito para suspender o galardoado, eu antes optaria por lhe lançar o desafio de sujeitar as suas afirmações ao crivo da investigação científica. O homem há-de ter algumas competências, e saberá por isso conceber o respectivo projecto. Ou, se vier a reconhecer a impossibilidade de o levar a cabo, repensar as suas convicções.

terça-feira, outubro 23, 2007

adenda

Acho que já tiraram nosso senhor do topo da página.

segunda-feira, outubro 22, 2007

public linking no more

O Conselho Editorial deste blog tomou a decisão de não linkar nunca mais o Jornal Público nas referências a artigos de opinião, ou outros, sempre que as ligações se revelem, na prática, inúteis. A partir de hoje, e salvo indicação expressa em contrário, sempre que se leia 'Público' (com maiúscula), significa este jornal diário (que hoje até tem nosso senhor no topo da página).

domingo, outubro 21, 2007

cidades com estátuas (VI)

A contenção do défice explicada às crianças
(Scheveningen, 2007)

sábado, outubro 20, 2007

descanonização científica

São pertinentes as questões que Pedro Mexia levanta a propósito das reacções às declarações de James Watson (nomeadamente das reacções com impacto ao nível da sua actividade e liberdade científica). Levadas ao limite, permitem pensar que a academia sueca devesse equacionar a adopção do critério tácito da Igreja Católica e, por princípio (não vá o diabo tecê-las), deixar de "canonizar" alguém em vida.
A semelhança entre o dogma religioso e os entendimentos restritivos do debate científico, mesmo perante afirmações como as de Watson (que nem sequer foram, tanto quanto parece, proferidas enquanto tese científica), é o insólito seguinte desta história.

sexta-feira, outubro 19, 2007

advento

Sentavam-se devagar, sob a iluminação dourada e ainda intensa que enchia o espaço. Sem confusões nem atropelos, até porque a sala claramente não haveria de encher e o público não era propriamente adepto do moche. Do palco vazio, de todo o espaço, desprendia-se Approaching Silence, na timidez de quem não quer incomodar, mas com a firme intenção de impregnar o ambiente. Era uma espécie de advento esperar assim, ansiosamente sem pressa e simplesmente sentado, a observar os movimentos quase litúrgicos da sala. Na envolvência de um silêncio que se aproximava para de seguida se desvanecer.

quarta-feira, outubro 17, 2007

santa bárbara

Esta tarde a trovoada caiu Pelas encostas do céu abaixo Como um pedregulho enorme... Como alguém que duma janela alta Sacode uma toalha de mesa, E as migalhas, por caírem todas juntas, Fazem algum barulho ao cair A chuva chovia do céu E enegreceu os caminhos... Quando os relâmpagos sacudiam o ar E abanavam o espaço Como uma grande cabeça que diz que não, Não sei porquê — eu não tinha medo — Pus-me a rezar a Santa Bárbara Como se eu fosse a velha tia de alguém...
(Alberto Caeiro, O Guardador de Rebanhos)

terça-feira, outubro 16, 2007

the meaning of populismo

Constatar, por um lado, "que a entrada ou saída dos temas da agenda [política] não tem (...) rigorosamente nada a ver com a sua substância, mas sim com a maneira como pode afectar o 'jogo' político e as perspectivas eleitorais [dos] partidos." Por outro, "que [certos] 'anti-populistas' não têm apenas receio das lideranças 'populistas': aquilo de que eles têm mais receio é, afinal, dos eleitores." Para concluir (Pedro Magalhães no Público de ontem), que "é desta maneira de lidar com o populismo que, receio, o populismo melhor se poderá alimentar."

domingo, outubro 14, 2007

cidades com estátuas (V)

sábado, outubro 13, 2007

incensurável

Se soubesse dos efeitos da ausência, nem que fosse por singela humanidade quebrá-la-ia. Mas a questão era mais profunda e ao mesmo tempo mais simples. Apenas o seu epicentro se encontrava noutro lugar, colocando nele a razão dos dias e impossibilitando a percepção sobre qualquer coisa que fosse para além das suas fronteiras mais pessoais. O que tornava tudo ainda mais incensurável.

quinta-feira, outubro 11, 2007

a fronteira

Imagem de Diniz Conefrey (tirada daqui)
A partir de quantas gotículas existe uma nuvem? A partir de quantos casos (depois deste, deste, deste, deste e deste - para além dos que agora não me ocorrem), se pode dizer que o ambiente fica demasiado pesado e insustentável?
A pergunta é genuína, não tem ironia nem demagogia. Não insinua que já se passou a fronteira. Pergunta pelo que se segue, se mais casos pontuais (e quantos, e de que teor), ou não.
É certo que em alguns destes episódios - como o do parzinho de polícias "à civil" a confiscar informação num sindicato da Covilhã -, o sinal dado pelo governo é adequado (o Ministro Rui Pereira ordenou ao inspector-geral da Administração Interna a instauração de um processo de averiguações). Mas lembramo-nos de outros casos - como o da DREN - em que o sinal dado à legitimação de práticas abusivas e persecutórias quase não podia ser pior.

quarta-feira, outubro 10, 2007

canonicamente erecta

terça-feira, outubro 09, 2007

a igreja dos privilégios

(Do artigo de Rui Tavares, no Público de ontem):
"A Conferência Episcopal Portuguesa (...) anunciou o seu escândalo por estas razões principais: não haveria assistência [religiosa nos hospitais] fora do horário de visitas; o governo pretendia despedir os capelães que são funcionários públicos; os amigos e familiares não poderiam pedir assistência depois da entrada do doente [no hospital]." Todavia, "estas medidas não estão no diploma. Nenhuma delas (...)." É permitida "a assistência fora das horas das visitas e pedida a qualquer momento por amigos, familiares ou pelo próprio. Os empregos na função pública estão garantidos até à reforma. O Estado vai continuar a pagar a assistência religiosa. Quem não tem religião não tem direitos (em contrapartida exigirei um professor de filosofia ou um lanche reforçado pelos meus impostos). Até aqui, "mais de cem capelães são pagos nos hospitais com o dinheiro de todos os contribuintes e com acesso irrestrito a todos os doentes, católicos ou não".
Aposto que os bispos da Conferência Episcopal têm pelo menos o nono ano e sabem ler e interpretar, incluindo diplomas legais. Pergunto-me por isso, independentemente das opiniões que tenham sobre Estado e laicidade, que noção de ética mora nas suas cabeças para, despudoradamente, mentir acerca das intenções e do conteúdo da proposta de diploma do Ministério da Saúde sobre as capelanias hospitalares.

segunda-feira, outubro 08, 2007

inocência erudita

"Decreto de Erecção Canónica da União das Misericórdias Portuguesas
Atendendo ao pedido que nos foi dirigido pelo Secretariado da União das Misericórdias Portuguesas, que tem a sua sede em Viseu, e consultado o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Havemos por bem, em termos de Direito:
a) Aprovar os Estatutos da mesma União;
b) Conceder-lhe a erecção canónica.
Viseu, 24 de Janeiro de 1977
José Pedro, Bispo de Viseu".

(in: Estatutos da União das Misericórdias Portuguesas, 2ª Versão, Página 1)

sábado, outubro 06, 2007

cidades com estátuas (IV)

(Scheveningen, 2007)

sexta-feira, outubro 05, 2007

república e laicidade

Uma das formas mais interessantes e consequentes com que o governo de Sócrates poderia comemorar o 5 do Outubro era simplesmente não ceder, e portanto não se ajoelhar, perante as exigências alarves e de previlégio da Igreja Católica na questão dos capelães. Os sinais de cedência, além de fazerem lembrar os piores tempos de António Guterres, deixam a sensação de que Sócrates é forte com os fracos mas fraco com os fortes.

quinta-feira, outubro 04, 2007

accident waiting to happen

Manuela Ferreira Leite não teria seguramente denunciado "as declarações de apoio que funcionaram em sentido contrário" para Marques Mendes nas directas do PSD (referindo-se à metáfora de Marcelo Rebelo de Sousa, que compara Mendes a um carro que só anda a 100 à hora mas é certinho e não dá problemas, e Luís Filipe Menezes a um carro que pode dar os 200 à hora), se - no caso de Menezes - Marcelo concluísse dizendo que "é um acidente à espera de acontecer", em vez de se limitar a referir "o perigo de parar de vez em quando."

terça-feira, outubro 02, 2007

colours in translation

Lost in Translation (Sofia Coppola, 2003), ao som de Forbidden Colours (David Sylvian e Ryuichi Sakamoto, 1983)

segunda-feira, outubro 01, 2007

jornalismo sério (II)

Em dois actos.

Acto I - A parvoíce
Interromper uma entrevista para transmitir imagens, sem qualquer conteúdo, interesse e pertinência jornalística, de uma pessoa a sair de um avião e a entrar num carro.

Acto II - A cretinice
Não admitir a parvoíce, nem dela se servir para um exercício de introspecção (quem sou, o que faço aqui?), ou sequer pedir desculpas ao entrevistado e aos espectadores, preferindo a Direcção de Informação fazer finca pé, afirmar que "não altera a sua linha editorial", e que "lamenta o sucedido" (insinuando que o "sucedido" a lamentar respeita apenas ao facto de o entrevistado abandonar o estúdio).

Mas pior ainda. Repetir insistentemente, um par de dias depois, que este canal televisivo "interrompe as emissões sempre que entende ser necessário" (cito de memória Ricardo Costa, Director de Informação da SIC Notícias, no Expresso da Meia-noite de sexta-feira passada). Sem perceber (ou não querer perceber) que o que está em causa não é o direito a interromper uma emissão, mas sim os critérios com que é feita essa interrupção. Se é esta a "linha editorial" da Sic Notícias, estamos conversados.