os rankings e o território (II)
Uma análise que evidencia a importância dos contextos locais no "desempenho" das escolas é-nos também dada quando, a partir da informação relativa aos resultados dos exames nacionais de 2009, apuramos o peso percentual de escolas com média negativa numa determinada área.
À semelhança do mapa anterior (relativo à média de resultados por NUTS III), torna-se claro o contraste entre o Litoral Norte do País (onde em regra o número de escolas com médias de classificações negativas não atinge os 10%) e o Interior Norte e Sul onde, com a excepção do Algarve e de algumas NUTS do Interior Centro, a percentagem de escolas com resultados negativos nos exames de 2009 é superior a 12,5% (chegando a atingir valores na ordem dos 30% no Alto Alentejo e Douro).No caso da Grande Lisboa, a comparação entre os dois mapas permite ainda ilustrar como, num mesmo contexto territorial, podem coexistir boas e más escolas. Antes de se estabelecer uma relação directa entre o desempenho dos docentes (e da própria escola) e esses resultados, importaria analisar essa relação com os perfis socio-económicos dos alunos que frequentam cada estabelecimento de ensino.
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