quinta-feira, outubro 15, 2009

o bloco e o futuro

A bipolarização e a escassa implantação política local foram as duas razões invocadas para justificar os fracos resultados eleitoriais obtidos pelo Bloco de Esquerda nas eleições autárquicas. Contudo, estando em jogo configurações político-partidárias muito distintas a nível concelhio (tanto em termos de propensão para a bipolarização como em termos de implantação local), essas razões revelam-se implausíveis para explicar o padrão de resultados verificado em todo o país.
Na verdade existe (não é de agora e todos bem o sabem), uma outra hipótese explicativa, bem mais consistente e estrutural, de que o recente desaire eleitoral é apenas um sintoma. A formulação desta hipótese é simples e assenta em dois pressupostos: o de que a capacidade de crescimento significativo do Bloco de Esquerda se faz essencialmente junto de eleitorado do PS; e que uma boa parte desse eleitorado, ao votar Bloco, tem a expectativa de que este contribua activamente para uma reorientação realista das políticas, não se confinando portanto ao altar do protesto (nem evitando, a todo o custo, qualquer compromisso com o poder e a governabilidade).
O BE encontra-se a atravessar um tempo decisivo de deinição, devendo reflectir, perante a encruzilhada, sobre o rumo a seguir (as opções são claras e a sua diferença é a que existe, por exemplo, entre limitar-se a propôr a suspensão do modelo de avaliação de desempenho docente ou apresentar e negociar, com o governo, um modelo alternativo). A eleição de José Manuel Pureza para líder parlamentar é um excelente sinal de que o Bloco de Esquerda quer trilhar o caminho da governabilidade e do compromisso com a vida quotidiana das pessoas. Que assim seja.