quinta-feira, março 29, 2007

psicotópico

Tinha uma relação psicotópica com a religião. Ora se comovia agnosticamente com a transcendência e a espiritualidade de todas as coisas, ora lhe repugnavam as formas mais alarves de obscurantismo e opressão sobre as consciências, levadas a cabo em nome dos deuses.

terça-feira, março 27, 2007

sheep

“The Lord is my shepherd, I shall not wantHe makes me down to lieThrough pastures green he leaded me the silent waters byWith bright knives he releases my soulHe make me to hang on hooks in high placesHe converted me to lamb cutletsFor lo,m he hath great power and great hungerWhen comes the day we lowly onesThrough quiet reflection and great dedicationMaster the art of karateLo, we shall rise upAnd then we'll make the bugger's eyes water
(Pink Floyd, Animals, 1977)

segunda-feira, março 26, 2007

o grande botas

Adaptado de João Abel Manta (Caricaturas Portuguesas dos anos de Salazar)
Viria a descobrir-se afinal que, na sua larga maioria, eram votos de taxistas, inimputáveis utentes de Lar e Centro de Dia e fiéis espectadores do Preço Certo e da Floribela.

domingo, março 18, 2007

wishful thinking (I)

“O antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes prevê para o PSD a mesma situação de crise que atravessa o CDS/PP (…): “No PSD há fracturas antigas, muito diferentes, acumuladas e prestes a explodir. Prevejo para o PSD a mesma situação explosiva que se está a verificar no CDS embora por razões diferentes”, afirmou Santana Lopes ao Público."

sexta-feira, março 16, 2007

songs for the season

Lisa Gerrard and Patrick Cassady, Immortal Memory (2004)

quinta-feira, março 15, 2007

jornalismo sério (I)

Na versão online do Correio da Manhã de hoje surge, no canto inferior esquerdo da página, uma sondagem, com a pergunta: “É legítimo o Governo liberalizar aborto?
Não se sabe, porque não se diz, se a pergunta reporta ainda às consequências lesgislativas do 11 de Fevereiro. Nesse caso, se o que esteve em causa no Referendo foi liberalizar o aborto (como estas e outras almas nos tentaram convencer até à exaustão) então a vitória do “Sim” legitimaria o Governo a fazê-lo. Se não se tratou disso (como efectivamente não tratou, mas essa discussão já lá vai), então a pergunta carece de seriedade.
A questão pode contudo reportar-se às alterações propostas nos casos de prática de aborto em períodos superiores às 10 semanas. Isto é, à proposta de substituir a prisão por outras soluções penais para tais circunstâncias. Concordando-se ou não com a alteração, a verdade é que ela não traduz em nenhum caso liberalização, nem sequer despenalização.
Não é jornalismo de causas, é mesmo imprensa rasca.

quarta-feira, março 14, 2007

unfocused

Alimentava todas as coisas em redor, esquecendo-se apenas da sua própria vida

terça-feira, março 13, 2007

problems, môr

(Fragmentos de um diálogo, audível pelo menos até ao Cais do Sodré, mantido por telemóvel entre um indivíduo e aparentemente uma jovem, nas escadas da Rua do Duque, junto ao Largo Trindade Coelho, em Lisboa)
- Can't understand... with you it's always problems, always crying and complication... there are only troubles for you...
- (...)
- Hum... What? Não estou a perceber nada do que estás a dizer, môr.

quarta-feira, março 07, 2007

o máior, carago

O perfeito absurdo subjacente à lógica de querer eleger o maior e melhor português de sempre fica claro se nos dermos ao trabalho de fazer a seguinte pergunta:
Fernando Pessoa ou Aristides Sousa Mendes?