quinta-feira, março 04, 2010

sobressaltos

Século XXI. Portugal. A Ministra da Cultura de um governo socialista decide criar uma secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura. Com o pretexto de que se trataria de uma tradição cultural portuguesa a preservar.

"Anote-se o seu nome, porque ele ficará nos anais das costas largas que a «cultura» tinha no século XXI em Portugal: Gabriela Canavilhas. É esse o nome que assina o ominoso despacho publicado ontem no DR criando uma «Secção de Tauromaquia» no Conselho Nacional de Cultura. Ninguém se espante se, a seguir, vier uma «Secção de Lutas de Cães» (...) ou outras respeitáveis tradições culturais que, como a tauromaquia, há que «dignificar». O património arquitectónico cai aos bocados? A ministra foi ali ao lado "dignificar" as touradas. (...) O teatro, o cinema, a dança, morrem à míngua? (...) A ministra foi aos touros e grita "olés" e pede orelhas e sangue no Campo Pequeno."
(Manuel António Pina, via Jugular, via O Homem que sabia demasiado)

"Também era da tradição, em Portugal por exemplo, executar em público os condenados, bater nas mulheres, escravizar pessoas. Foi assim durante milénios. Ninguém via mal nenhum nisso a não ser, confusamente, com dúvidas, as próprias vítimas. Até que a piedade, na sua interpretação moderna e laica, acabou com tão veneráveis tradições. Que será preciso para acabar com a tradição da tourada? Que sobressalto do coração será necessário para despertar em nós a piedade pelos animais?"
(Paulo Varela Gomes, no Público de 27 de Fevereiro, artigo que vale a pena ler na íntegra)