terça-feira, novembro 09, 2010

apesar

A Universidade de Coimbra atribuiu hoje a medalha de ouro a Aminatu Haidar, que em Novembro de 2009 fez saltar Lanzarote para as páginas da imprensa mundial, ao permanecer 32 dias em greve de fome, no contexto da sua luta em nome do direito à auto-determinação do povo sarahaui.
Perante este gesto que enobrece a universidade, é impossível não lembrar as dificuldades que, nesses dias, diversos governos europeus evidenciaram no sentido de pressionar Marrocos a permitir a Aminatu o regresso a casa. Como é impossível não lembrar o que alguém escreveu no dia em que tal se tornou possível: "Falem-me então dos equilíbrios geopolíticos. Digam-me da conveniência da moderação nas políticas externas. Argumentem-me com os riscos do voluntarismo. Lembrem-me que as causas morais são inimigas dos interesses dos Estados. E eu respondo-vos que Aminetu Haidar regressou à sua terra, apesar de vocês." Ver aqui gravação da homenagem igualmente prestada pela Universidade Autónoma de Lisboa.