quarta-feira, abril 18, 2007

longa vida pasteurizada

Voltando às Novas Oportunidades, afirmam as figuras nacionais que dão rosto à campanha publicitária que "aprender vale a pena". Vejamos. O programa Novas Oportunidades permite atribuir uma certificação de nível secundário (12º Ano) a "pessoas com 18 ou mais anos e que tenham no mínimo três anos de experiência profissional ou que tenham frequentado o secundário há mais de três anos, sem o concluir" (ver Público de 16 de Abril).
Imagine-se portanto um jovem que, matriculado no 10º ano, decide entretanto abandonar os estudos e começar a trabalhar (ou decide simplesmente abandonar os estudos). Não completa o Secundário, mas pode ingressar no mercado de trabalho ou dedicar-se tranquilamente ao dolce far niente, e nessa condição permanecer durante três anos e um dia. Pode então candidatar-se ao programa Novas Oportunidades, que sem problema de maior lhe atribuirá o diploma de estudos secundários, chancelando a equivalência ao 12º ano.
Chamam a isto "ver certificadas competências adquiridas ao longo da vida". Como se três anos na vida de um jovem comportasse "biografia" suficiente para se poderem colocar as coisas nestes termos.