quinta-feira, junho 03, 2010

"he was attacking me with a banana"

"Self-defence against fruit" (Monthy Phyton, 1969)
Afinal Mucznik está de saúde. Se tivesse esperado mais umas horas, não teria assinalado o seu aparente desaparecimento, nem sugerido que a "investigadora de assuntos judaicos" estaria apenas a assobiar para o ar, perante os recentes acontecimentos.
Esther Mucznick faz hoje no Público a sua análise. Um lamento muito ao de leve pelos mortos, informando-nos que o Hamas, "é bom não esquecer, (...) controla Gaza" (certamente da mesma forma que o Likud controla Israel, dado que ambos chegaram ao poder através de eleições). E especula sobre o transporte de "armas de diverso tipo", que não especifica (e que até hoje ninguém encontrou), e sobre "objectos um pouco mais agressivos", que a carga humanitária dissimularia (referindo-se provavelmente a sabres e outras armas de fogo semelhantes ou a dispositivos nucleares de idêntica estirpe).
Faz-se acompanhar, nesta edição do Público, pelo artigo de Helena Matos, que reduz o ataque israelita a uma "Fábrica de Imagens". Mas nem uma nem outra conseguem bater José Manuel Fernandes (JMF), que vai ao cerne da questão e reduz o acontecimento a uma única imagem. Especialmente para ele, aqui fica este vídeo, esperando-se que João Galamba inclua o ex-director do Público na investigação que sugeriu dever fazer-se.