terça-feira, junho 05, 2007

6/4 quatro de junho

(Praça de Tiananmen, 4 de Junho de 1989)
Se procurar na memória pelos momentos e acontecimentos significativos que marcaram o meu interesse por questões políticas e de direitos humanos, um deles - seguramente o mais decisivo, porque "inaugural" -, foi o massacre de Tiananmen, em 1989. Quase posso falar, neste sentido, de uma divisão do tempo em AT/DT (Antes e Depois de Tiananmen), pois foi a partir destes dias quentes de Junho de há dezoito anos atrás que comecei a comprar jornais com regularidade (o Expresso ao sábado tornou-se, durante anos, um ritual), e a estar mais atento ao que se passava.
E se o refiro aqui é apenas por sentir que não foi estranho a tudo isto o facto de me encontrar nesta altura a estudar numa instituição onde o movimento estudantil era intenso, plural e particularmente politizado. E esse ambiente foi decisivo para mim, como o terá sido (presumo), para muitos outros que, como eu, estavam em regra alheados e indiferentes. Ou decisivamente irrelevante para outros, ainda, que permaneceram alheados e indiferentes, "apesar de".
O que levará um jovem ou um adolescente a prestar mais atenção a coisas que não lhe dizem directamente respeito, que não interferem nem incomodam a sua "vidinha regular de todos os dias"? Acontecimentos, ambientes?
Vale a pena pensar nisto...