terça-feira, setembro 28, 2010

a warning

"Anunciam-se para os próximos dias manifestações e greves em vários países europeus. Uma espécie de «visto prévio» das populações?"

(José Medeiros Ferreira, Córtex Frontal)

segunda-feira, setembro 27, 2010

uma história da música (XVI)

Live in New York City (John Lennon, 1972)

quinta-feira, setembro 23, 2010

das praxes

"Penso que a praxe integra. Integra a crença de que a humilhação e o arbítrio podem dar lugar a formas salutares de relacionamento. Integra os cânticos boçais e a gesticularia grosseira no complexo das “culturas académicas”. Integra rituais de carácter hierárquico ou punitivo que privilegiam a autosuficiência grupal em detrimento do direito à dissidência ou à timidez. Integra as “tradições” como um valor em si, independentemente dos juízos que sobre elas possamos fazer. Integra uma nebulosa de desconhecimento sobre a origem das tais “tradições”, em regra bastante recentes e “impuras”. Integra o machismo e a homofobia no senso comum. Integra os estudantes numa estranha mistura de irresponsabilidade e elitismo social. Integra a ideia de que brincando à obediência se fomenta a liberdade. Integra a noção chantagista de que “tudo é praxe”, mesmo quando muitas práticas efectuadas em território estudantil ocorrem à margem ou contra aquilo que a praxe pretende integrar. É verdade, a praxe integra. Só falta agora desintegrá-la."

(Miguel Cardina, Vias de Facto)

quarta-feira, setembro 22, 2010

arca da criação

sábado, setembro 18, 2010

aprender com cuba

"Uma economia com mercados não é necessariamente uma sociedade de mercado, um capitalismo puro, até porque há muitos regimes de propriedade que podem coexistir. Além disso, o socialismo realizável não é uma economia quase totalmente estatizada, mas sim uma economia plural assente, entre outras coisas, na participação democrática, na satisfação das necessidades básicas através de mecanismos não-mercantis e no controlo público dos sectores estratégicos da economia. Agora é preciso assegurar o pluralismo politico e as liberdades democráticas: se há coisa que os processos de transição nos ensinam é que a democratização politica não é de geração espontânea ou mercantil. Se neste processo de necessária transição e mudança institucional, as conquistas sociais da revolução cubana se mantiverem, então talvez o mundo possa aprender qualquer coisa com Cuba."

(João Rodrigues, Arrastão)

sexta-feira, setembro 17, 2010

mensagem de ano novo

Da directora de turma do 1º ciclo (ou, nas palavras de José Mário Branco, "para ver se a gente consegue num grande esforço nacional estabilizar esta desestabilização filha-da-puta, não é filho? Pois claro!")

segunda-feira, setembro 13, 2010

plano inclinado

O programa data de Junho do corrente ano, mas apenas há dias o visionei, ocasionalmente. Há passagens notáveis (entre os dez e os vinte minutos, por exemplo) para compreender como é porosa, insustentada e fugidía a conversa de Medina Carreira, esse eterno vendedor de banha-da-cobra que encontrou na previsão de futuros negros um nicho de mercado e um modo de ganhar a vida (com o empenho apocalíptico que se lhe conhece). Ao ponto de em certos momentos Maria Filomena Mónica chegar a suscitar bastante simpatia.
A não perder.

domingo, setembro 12, 2010

o estado da união

Haveria melhor forma de ilustrar o estado cinzento, hipócrita e discricionário da UE do que colocar o Presidente da Comissão, Durão Barroso, a perorar sobre o mesmo? A discursar sobre uma Europa cuja Comissão tem mão firme perante os défices públicos, mas fecha complacentemente os olhos às decisões xenófobas de expulsão de cidadãos para lá das suas fronteiras?

sábado, setembro 11, 2010

santiago do chile google earth

Palácio de La Moneda

sexta-feira, setembro 10, 2010

moralidade e moralismo

"Uma abordagem moral dos problemas económicos começaria por questionar os mecanismos económicos que produzem tão gritantes desigualdades nas capacida-des dos indivíduos para atingirem funcio-namentos genuinamente humanos, para retomar os termos de Amartya Sen (...). A seguir proporia mudanças nas instituições de forma a remover as injustiças que causam sofrimento social evitável - desemprego num lado e horários de trabalho demasiado longos no outro, por exemplo.
Em vez disso, a abordagem moralista, com amplo eco televisivo, procura incutir o choque e o pavor, para depois avançar com uma agenda de regressão social com efeitos perversos naquilo que os indivíduos podem ser e fazer com as suas vidas. Esta abordagem é hipócrita, estreita e equivocada. É hipócrita porque os economistas que defendem reduções das despesas sociais, reduções dos direitos laborais e correspondentes cortes salariais tendem a acumular pensões e outras sinecuras públicas ou privadas. É estreita porque estes economistas falam como se os nossos problemas pudessem ser compreendidos fora dos problemas de uma zona euro totalmente disfuncional. E é, claro, equivocada: o Estado não é uma família e o estado das finanças públicas quase só depende do andamento da economia."

(João Rodrigues, Arrastão)

quinta-feira, setembro 09, 2010

tanto faz

"Fosse mal intencionado e diria que afinal a dúvida do advogado Ricardo Sá Fernandes tinha pertinência: os fundamentos não estariam ainda escritos? Se assim fosse, seria de uma enorme gravidade. Porque as penas resultam de fundamentos e não o oposto. Porque não se podem fazer acertos conforme as reacções a uma sentença. Porque o caso é grave e quando se decide da liberdade dos outros não se improvisa.
Como todo eu sou boa vontade parece-me que a coisa é mais simples. A verdade é que nada perturba a nossa justiça. Ela é bem cega, mas é paralítica. Como não existe Mundo para além da secretária de um juíz, não se incomoda em exibir o seu laxismo. Nem mesmo quando, tratando-se de um caso que toda a gente está a acompanhar, é a sua imagem que se degrada aos olhos de todos. Tanto faz.
A entrega aos condenados dos fundamentos para uma sentença que lhes tira a liberdade com uma semana de atraso não é apenas um pormenor técnico. Não é apenas “papelada”. A credibilidade da justiça depende do rigor absoluto dos seus procedimentos. Se nem mesmo quando todos estamos a olhar a coisa mais simples é feita com o mínimo de profissionalismo temos todas as razões para ficarmos assustados."

(Daniel Oliveira, Arrastão)

terça-feira, setembro 07, 2010

a não perder

A nova série temática "lúcia na cidade" que, inspirando-se provavelmente aqui, promete ir apresentando a vidente em diferentes cenários e enquadramentos. Encontrei há uns anos esta fabulosa estatueta numa loja chinesa (um busto de médio porte, com os óculos de massa cuidadosamente implantados). Custava 14 euros e ainda hoje me arrependo de a não ter adquirido.